Enquadramento

O CQC pretende a capacitação/formação das redes locais e/ou municipais para a implementação de respostas de apoio a cuidadores informais, nomeadamente:

• Programas Psicoeducativos
• Grupos de Ajuda Mútua
• Atendimento Individual (psicologia, apoio social ou outro de acordo com a necessidade do cuidador)

Histórico do Projeto

O Cuidar de Quem Cuida (CQC) foi reconhecido como uma iniciativa de empreendedorismo social inovadora ao nível da intervenção junto de cuidadores informais (CI).

Desde 2009 que a equipa do CASTIIS se tem dedicado ao acompanhamento dos CI, em estreita articulação com a comunidade e parceiros locais.

A 1ª fase decorreu entre 2009-2013, na região Entre Douro e Vouga (EDV), direcionada, particularmente, para cuidadores informais de pessoas com demência e pós-AVC; a 2ª fase , entre 2014-2016, considerou  outros municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP), dirigindo-se, especificamente a cuidadores informais de pessoas com demência.

Entre 2016 a 2019 o CQC continuou a dar resposta aos cuidadores informais que solicitaram apoio diretamente ou através dos parceiros envolvidos na implementação do projeto nos municípios.

Em janeiro de 2019, o CQC, foi reconhecido como Titulo de Impacto Social (TIS), um dos quatro instrumentos de financiamento da iniciativa Portugal Inovação Social.

O programa foi replicado em 28 municípios da zona norte do país, entre abril de 2019 e agosto de 2022.

Nesta fase, o CQC foi promovido pelo CASTIIS em articulação com a MAZE, tendo como investidores sociais a Fundação Calouste Gulbenkian e a CUF. Contou ainda com a ACSS como parceiro institucional e com o CINTESIS, na monitorização e avaliação de impacto.

Em 2019 o CQC abriu as respostas de apoio a cuidadores informais, qualquer que seja a causa da dependência. A fase pandémica trouxe a oportunidade de se criarem respostas de apoio não presenciais, alargando o nº de cuidadores apoiados.

Até final de 2022 o CQC acompanhou mais de 1000 cuidadores informais, envolvendo mais de 300 organizações da comunidade.

Já em 2023, numa parceria com a ACSS, a equipa CQC-CASTIIS, promoveu a capacitação de 4 equipas de cuidados paliativos (Vila Nova de Gaia, Leiria, Beja, Médio Tejo – Tomar) para a intervenção junto de cuidadores (informais).

 

Relatórios do projeto:
2009-2013
2014-2016
2019-2022

Brochura CQC

Equipa atual

Madalena Malta (Coordenação)

Ana Pinheiro

carmina

Carmina Rei

Rita

Rita Tavares de Sousa